Nesta época do ano, em que chuvas mais pesadas são esperadas, é importante estar preparado para garantir a segurança enquanto estiver no trânsito. Por isso, separamos algumas dicas para dirigir na chuva:

Acenda os faróis

É importante acender os faróis assim que começar a chover, independente se for dia ou noite. Por isso, também é preciso fazer a manutenção e revisão do item, confiando em produtos de qualidade.

Preste atenção nos pedestres

Em condições chuvosas a prioridade do pedestre será se manter seco, o que pode causar maior desatenção aos carros e ao trânsito.

Regra de distância de 3 segundos

Ao aumentar o espaço entre o seu veículo e o carro à sua frente, você tem tempo suficiente para identificar um problema e responder a ele de forma segura, caso seja necessário. O ideal é sempre contar três segundos entre o tempo em que o veículo a frente passou por um ponto até você atravessar o mesmo.

Não fique muito perto de ônibus e caminhões

A proximidade com esses veículos não só reduz seu campo de visão como também dificulta que o motorista do ônibus ou caminhão seja capaz de ver você.

Evite movimentos bruscos

Dirigir em uma pista molhada é mais perigoso, já que aumenta o risco de aquaplanagem e derrapagens durante as frenagens.

Evite dirigir quando estiver chovendo muito

É sempre mais indicado parar em um local seguro e esperar a chuva diminuir para evitar riscos à sua segurança.

Dirija devagar

Diminuir a velocidade ao dirigir em um dia chuvoso é a melhor maneira de reduzir as chances de acidentes. Fique atento com as palhetas

Se as palhetas estiverem desgastadas e funcionando mal podem causar problemas para a visibilidade em dias de chuva, aumentando as chances de acidentes.

As palhetas Valeo são referência no mercado e podem ser grandes aliadas quando o assunto é qualidade e segurança.

Fonte: Valeo